• Homepage
  • >
  • Bandas
  • >
  • Interdimensional Summit – A Escuridão na Era Moderna

Interdimensional Summit – A Escuridão na Era Moderna

  • by Rodnei dos Santos
  • 5 de março de 2018

O que esperar quando um álbum de black metal é lançado? Naturalmente, àqueles que conhecem o estilo, parece previsível, vocais rasgados guturais, riffs secos e diretos, sem muito mimimi. Agora, se falarmos que são os noruegueses do Dimmu Borgir, quais as nossas expectativas? É aí que entra Interdimensional Summit, novo Single da banda norueguesa.

Com um hiato de 7 anos após o irritantemente perfeccionista Abrahadabra, o Dimmu Borgir volta com o novo álbum (ainda não lançado) EonianA banda lançou no dia 23 de fevereiro o seu Single Interdimensional Summit, juntamente com um clipe, que nada mais, nada menos, é uma prévia do álbum que verá a luz no próximo 04 de maio.Capa Interdimensional Summit

Comecemos pela aparência da capa, muito mais sóbria que seu predecessor. O logo da banda aparece bem destacado, sem muitas cores, sendo de fácil identificação e o nome do single abaixo, preto e cinza, simples e direto.

Ao nos voltarmos à sonoridade, se nota um teclado que inicia “feliz” demais. De fato, a saída de Mustis é sentida até hoje nesse sentido. Para um ouvinte de Dimmu Borgir que descobriu a banda com o álbum de 1997 Enthrone Darkness Triumphant, fica difícil às vezes aceitar um sintetizador com efeitos muito agudos, pois a sonoridade mais “trevosa” foi deixada de lado por uma técnica que demonstra mais tragédia.

Temos refrões, sim!

Eles voltaram com tudo e pegajosos, ao menos na impressão deixada pela nova música que parece ser o carro chefe de Eonian. O trabalho do coral ficou fenomenal alcançando o ápice pretendido com o refrão.

Galder e Silenoz não fizeram feio nas guitarras, alguns riffs lembram algumas composições do saudoso In Sorte Diaboli, e entre eles há verdadeiros momentos de Black Metal mais cru e outros com boas técnicas e solos bem trabalhados e sem exageros. A bateria que sempre foi um forte do Dimmu Borgir não impressiona à primeira vista. Parece estar, de certa forma, apagada em virtude dos demais instrumentos, dando especial atenção ao teclado, este bem destacado e centro de quase toda a composição.

Agora nos resta esperar pelo lançamento do Eonian  e torcer pelos matadores Blast Beats.

A letra de Interdimensional Summit

É de extrema importância falarmos sobre a letra deste single, pois isso define o Dimmu Borgir há anos. Silenoz, como o principal letrista da banda e sempre muito filosófico, não poderia ter feito trabalho mais digno. O novo álbum, como o próprio nome sugere, será elaborado sob a temática do tempo. A ilusão do efeito do tempo, que nos cega a tudo que nos cerca, é a temática desse trabalho. Já a própria Interdimensional Summit, fala sobre isso de forma bem aberta e rígida. A crítica à religião e tudo que tira o ser humano de seus propósitos, é abordada de forma quase poética.

” We are the current sum of all the ages leaving a trail of burnt pages “

Sem dúvida, o que esse álbum tem a oferecer em sua parte lírica, valerá o total esforço de entender as linhas de vocal gutural, que lembram de relance algumas composições do clássico de 1999 Spiritual Black Dimensions, mas também, cheio de elementos modernos e que deixam a atmosfera mais sombria.

A perfeição

O Dimmu Borgir parece procurar por uma fórmula perfeita do Black Metal Sinfônico e isso, às vezes, é um pouco irritante, pois esse estilo vem de uma situação de protesto contra essa mesma perfeição que a banda busca. Por outro ponto de vista, é muito bom ver que 25 anos depois, mesmo após tantas mudanças, sejam estas de formação ou da própria sonoridade, a banda não perde a essência do Black Metal Sinfônico que é a marca registrada dos pioneiros de Oslo.

O que esperar para o futuro?

Eonian, sem dúvida, é um trabalho que merece ser ouvido com atenção. Tanto aqueles já fãs há muito tempo, quanto outros que sequer conhecem os noruegueses a fundo, devem ouvir, pois este disco será uma marca no auge da maturidade dessa banda que já conquistou tanto com suas sinfonias apocalípticas.

Facebook Oficial da Banda: https://web.facebook.com/dimmuborgir/

A letra de Interdimensional Summit: https://www.letras.mus.br/dimmu-borgir/interdimensional-summit/traducao.html

Veja o clipe abaixo:

Previous «
Next »

Deixe uma resposta

Arquivos